Semana Internacional da Difusão da Cultura Surda está com inscrições abertas

Agência UEL


O Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), promove de 11 a 14 de fevereiro a 2ª Semana Internacional da Difusão da Cultura Surda (SIDCS). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 7 de fevereiro - AQUI
Este ano, a SIDCS passa a ser internacional, devido à parceria estabelecida com a Gallaudet University (EUA), única universidade do mundo que desenvolve programas para pessoas surdas. O evento conta com a participação dos convidados Matthew Malzkuhn e Niesha Washington-Shepard, da instituição americana, por meio de videoconferência.   
Para a coordenadora do evento, Cleusa Camargo de Oliveira, do Departamento de Educação, a expectativa é reunir um público maior que na edição anterior, devido à participação dos palestrantes de renome. A professora, que é surda e ministra a disciplina de LIBRAS em diversos cursos da Universidade - entre eles Pedagogia, Letras Vernáculas, Geografia e Artes Visuais - destaca que a Semana visa o fortalecimento da cultura e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA) e também do conhecimento para a comunidade surda, nos âmbitos local, regional e nacional. 
"O objetivo do evento é dar oportunidade para os professores surdos se destacarem nos seus trabalhos através de apresentação de palestras, minicursos e trabalhos científicos, e também em atividades culturais e artísticos", afirma Cleusa. A Semana ainda objetiva divulgar a LIBRAS. 
Vale ressaltar que a programação conta com palestras dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ronice Muller de Quadros, Rodrigo Rosso Marques e Karin Lilian Strobel, que serão ministradas no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais e Aplicados (CESA). A Semana Internacional conta ainda com minicursos e apresentação de trabalhos, com atividades no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). A programação já está definida e disponível - CONSULTE
Mais informações no site da Semana Cultura Surda, ou na página do SIDCS

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