UEL segue recomendação de autoridades sanitárias e suspende eventos acadêmicos

Agência UEL

Grupo de Trabalho vai comunicar decisão aos coordenadores dos eventos

A UEL vai suspender todos os eventos acadêmicos e culturais a partir da próxima segunda-feira (16), com o objetivo de evitar a circulação do Coronavírus e dificultar a transmissão que pode ocorrer pelo ar e por contato pessoal. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (13) pelo Grupo de Trabalho responsável pelo Plano de Contingência para o Coronavírus e será comunicada a todos os coordenadores de eventos - pesquisadores e responsáveis pelos Programas de Graduação, Pós-graduação e de Extensão.
O Ato Executivo que oficializa a suspensão não estipula um prazo para o fim da medida. Aulas e demais atividades acadêmicas, no entanto, serão mantidas normalmente. Segundo o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, coordenador do Grupo de Trabalho, a decisão vai ao encontro da recomendação de autoridades sanitárias que consideram desaconselhável aglomerações com mais de 150 pessoas.
De acordo com o vice-reitor, os eventos costumam reunir pessoas de outros estados, muitas vezes de outros países. "Neste momento é recomendável evitar o contato com possíveis portadores, mesmo que sejam casos assintomáticos", definiu ele.
Sem pânico - A médica infectologista do Hospital Universitário (HU) da UEL, Zuleika Tano, que participa do Grupo de Trabalho, reforçou que o país vive hoje uma grande histeria por conta da pandemia, mas que, embora seja importante o cuidado para evitar a transmissão, é necessário também considerar o comportamento do vírus. A doença é letal para pessoas que apresentam morbidade e para os idosos. Nesses casos a letalidade chega à casa dos 15%.
Adultos, jovens e crianças que gozam de boa saúde devem apenas se atentar para a higiene e evitar ambientes com aglomerações. "Quem está com qualquer sintoma de qualquer virose deve evitar visitar os idosos", recomenda a médica.
Veja a íntegra do Ato Executivo: ATO EXECUTIVO N.16/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil