Projeto Safety divulga primeira publicação técnica sobre a COVID-19

Jornal Notícia/Reinaldo Zanardi


(Divulgação/Projeto Safety)


O Projeto Safety, que reúne professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizou a sua primeira publicação técnica. Trata-se do Boletim Informativo sobre a COVID-19, edição 01 - semana 1. O material foi elaborado em 24 de maio e publicado no dia 25 de maio.
A coordenação do projeto é da professora Marselle Nobre de Carvalho, chefe do Departamento de Saúde Coletiva do CCS. Ela lembra que o objetivo do trabalho é sistematizar as melhores evidências científicas sobre recomendações de proteção e segurança e veicular informação útil e científica por meio de diversos canais para orientar profissionais de saúde e comunidade em geral.
O primeiro informativo do Projeto Safety é dividido em duas seções. Na primeira, é exposta a situação epidemiológica da COVID-19 no mundo, nas américas, no Brasil e no Paraná. A segunda é dividida em duas partes. Uma que aborda o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, sistematizando os resultados e a conclusão de artigo da revista The Lancet sobre os medicamentos. A outra é dedicada a fazer um resumo das características clínicas e laboratoriais da síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes associada à COVID-19.
A The Lancet é uma revista científica internacional que aborda temas da medicina, com revisão por pares. Isso significa controle rígido dos artigos publicados em suas páginas. A publicação é uma das mais antigas do gênero e considerada uma das mais prestigiadas revistas da área científica. 
Fontes - A professora Marselle Nobre de Carvalho explica que a necessidade de um projeto dessa natureza se justifica por causa da quantidade de informações disponíveis ao público, nem sempre de fontes confiáveis e até mesmo informações falsas, que acabam provocando pânico, principalmente, entre o público leigo. Ela aponta que as informações são atualizadas de forma muito rápida. Por isso, o processo de produção do conhecimento científico precisa considerar as melhores evidências.

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