Museu Histórico de Londrina comemora cinquentenário com atividades virtuais

 Agência UEL


Museu Histórico de Londrina, mantido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), completa 50 anos na próxima sexta-feira (18), com uma programação virtual por causa da pandemia de COVID-19. O selo do cinquentenário foi lançado no dia 13 de março e marcou o início das atividades comemorativas, mas a programação teve de ser redirecionada para as atividades remotas.

A diretora do Museu, Edméia Ribeiro, explica que a equipe do Museu está produzindo uma série de materiais para marcar a data que são disponibilizados pelas redes sociais da instituição. A partir do próprio acervo, peças gráficas e audiovisuais apresentam personagens importantes; os primórdios da fundação do museu, entrevistas com colaboradores, depoimentos de autoridades e, também, sobre os funcionários e diretores do museu.

A produção comemorativa ao cinquentenário do Museu Histórico pode ser acessada pelas redes sociais da Instituição. Para ter acesso ao site do Museu, CLIQUE AQUI. Também é possível acessar as páginas do Museu nas redes sociais – CONFIRA – ou AQUI. “O destaque dos vídeos será para a sua criação, sua evolução e outros aspectos da história do Museu”, afirma Edméia Ribeiro.


(FOTO: Arquivo/COM/UEL)

Desde o final de março, com a limitação das atividades presenciais por causa do coronavírus, o Museu intensificou um processo de digitalização do seu acervo para consulta on line. Ela destaca, também, a série Acervos para a qual foram produzidos materiais sobre a coleção do fotógrafo José Juliane, da Rede Ferroviária e cartões postais com as coleções de objetos tridimensionais (coleções de porcelana, rádio e lamparina).

Também como parte do cinquentenário, a diretora destaca os recursos de R$ 350 mil, disponibilizados pelo governo do Estado, para revitalizar as instalações elétricas da instituição e recursos do Ministério Público para a revitalização da manobreira, que está no pátio do Museu. Manobreira é uma locomotiva usada para realizar manobras ferroviárias, em operação de transportes.

Outra atividade que marca os 50 anos é a 14ª Primavera dos Museus, com o tema “Mundo Digital: Museus em transformação”. O evento ocorre de 21 a 25 de setembro e o tema é definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão vinculado ao Ministério do Turismo. “Cada instituição organiza o seu evento”, comenta a diretora. Em Londrina, a programação é organizada pelo Museu Histórico em parceria com o Museu de Arte e a Unifil.


(Divulgação/Museu Histórico)


Museu preserva história de Londrina e região

A fundação do Museu Histórico de Londrina data de 1970 e sua estrutura funcionava nos porões do Colégio Hugo Simas. Em 1974, passou a ser órgão suplementar da UEL. Em 1984, foi assinado convênio da UEL com a Prefeitura de Londrina para instalação do museu no prédio da antiga Estação Ferroviária. A instituição passou a ocupar uma área de 2.670 m² construídos, em um terreno de 11.973m². A inauguração do Museu, onde está até hoje, foi no dia 10 de dezembro de 1986.

Acervo – Atualmente, a instituição conta com Galeria Histórica; Galeria de Mostra Temporária; Setor de Biblioteca e Documentação. Juntos esses espaços tem cerca de 250 mil itens. O Setor de Imagem e Som conta mais de 700 mil artigos entre fotografias, negativos, vídeo e áudio. Já o Setor Tridimensional tem 8.100 objetos. “O Museu Histórico vem, cada dia mais, tornando-se um importante espaço de ação cultural”, afirma Edméia Ribeiro. Ela elenca que em 2019, o museu sediou 42 eventos, com um total de 9.500 pessoas.  O Museu Histórico fica na Rua Benjamin Constant, nº 900, Centro.

Confira AQUI vídeo produzido pela equipe do Museu Histórico de Londrina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil