UEL conquista “Selo SESI ODS” de boas práticas contra a COVID-19

 Agência UEL


A UEL recebeu o “Selo SESI ODS”, de “Boas práticas paranaenses relacionadas à prevenção da COVID-19 e ações pós-pandemia”. ODS são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sistematizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reúnem 17 metas dentro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A agenda foi adotada, em 2015, por 193 países membros da ONU.

Segundo o “Relatório de boas práticas relacionadas à prevenção da COVID-19 e ações pós pandemia inscritas no edital Selo Sesi ODS 2020”, o objetivo do selo é “estimular as instituições paranaenses a assumir o protagonismo na realização de boas práticas para a prevenção e combate da COVID-19 e ações pós pandemia”. O selo contempla iniciativas de instituições públicas, empresas privadas, instituições filantrópicas e organizações sociais de todo o estado do Paraná.


UEL no “Selo SESI ODS” , no capítulo “Ações de Prevenção e Combate”

Transformação – A professora Elisa Tanaka Carloto, diretora de Avaliação Institucional, da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), afirma que a Universidade tem um papel de formação que leve à transformação da sociedade. Para ela, se a Universidade não incorpora ações que visem os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) não cumpre seu papel de provocar alterações. “Esse é o papel da Universidade, propor ações de desenvolvimento que levem a uma mudança da sociedade”, destaca a professora. Ela diz que o Selo SESI ODS é o reconhecimento das ações em prol da transformação social. Confira o áudio.

No item “Ações de Prevenção e Combate”, o Selo SESI ODS destaca o projeto “UELl pela vida e contra o Coronavírus”,que realizou o apoio a idosos em relação familiar e social, a produção de mosdelo de máscara de baixo custo e a habitalçaõ da IEL como integrante do Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública para a testagem do coronavírus, com capacidade para realizar 200 exames por dia. “Esse é um resultado da produção científica desenvolvida pelo Laboratório de Análises Clínicas ( do HU/UEL há mais de 15 anos e da infraestrutura HU.”

Já no item “Ações pós-pandemia”, o destaque da UEL fica por conta da pesquisa que aborda a estrutura produtiva do Paraná e a identificação de setores estratégicos para a recuperação econômica, depois da estagnação causada pela pandemia. O estudo é do professor Umberto Antonio Sesso Filho (CESA), do professor Paulo Rogério Alves Brene (UENP), com pesquisadores de outras instituições de ensino superior.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil