“Sextou Sociológico” reúne artistas e pesquisadores em encontro de extensão

 Agência UEL


Sextou com “S” de Sociologia. Nesta sexta-feira (12), os futuros cientistas sociais terão um encontro especial com promotores de cultura de Londrina e de Salvador. O projeto “Sextou Sociológico”, integrado ao Projeto de Extensão Práxis Itinerantes: Novas perspectivas para a Juventude e Populações Vulneráveis e à disciplina Projetos Integrados de Ensino, Pesquisa e Extensão, do curso de Ciências Sociais (CCH), vai trazer integrantes do Projeto Brisa, de Londrina, e do Projeto Axé Brasil, de Salvador, para socializarem suas experiências no contato com populações em vulnerabilidade social por meio da arte e da educação. O encontro será online, às 19h20.



Segundo o coordenador do projeto e professor do Departamento de Ciências Sociais da UEL, Fábio Lanza, o “Sextou Sociológico” é a oportunidade dos estudantes entrarem em contato com a prática profissional. “O projeto tem uma perspectiva 100% prática, algo que consideramos muito importante, a começar pela conjuntura nacional, bastante agravada pela crise econômica e social e pelo governo atual, que não efetiva políticas públicas para essa população”, afirma o pesquisador.

A socióloga ligada ao Projeto Brisa, Clarice Junges, é uma das convidadas do evento. Com graduação e mestrado em Ciências Sociais pela UEL, Clarice tem quase duas décadas de experiência em gestão de políticas públicas, atuando junto à Prefeitura de Londrina. O projeto desenvolvido pela Fundação Cultura Artística de Londrina (FUNCART) tem o objetivo de disseminar atividades culturais a populações de rua de Londrina.

Já o convidado do Projeto Axé Brasil é Marcos Cândido, psicanalista e coordenador da área de Arte-Educação. O Axé Brasil há 30 anos nas ruas de Salvador, segundo os preceitos da Pedagogia do Desejo e Arte-educação, desenvolvida pelo próprio movimento.

Incentivo – Uma das estudantes ligadas ao projeto de extensão, Ana Beatriz Boscariol, ressalta que o evento é um verdadeiro incentivo para os alunos envolvidos. “Ter a oportunidade de ver uma socióloga a frente de um projeto (Brisa), em um momento como esse, em que são efetivados cortes nas disciplinas de Sociologia, é bastante animador”, avalia a estudante.

Ana é uma das quatro envolvidas, além de Lanza, na atividade extensionista. O grupo também conta com outros dois monitores da graduação e um estagiário do Programa de Pós-Gradução. 

Durante a transmissão, o público poderá enviar perguntas em tempo real aos convidados. O link será disponibilizado 30 minutos antes da início do encontro, no Canal Práxis Itinerante no Youtube – disponível – AQUI.

(FOTO: Projeto Axé Brasil).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil