UEL lança campanha institucional em defesa da vida


O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, apresentou nesta sexta-feira (5), durante reunião ordinária do Conselho Universitário (CU) da UEL, os fundamentos de uma campanha institucional que tem o objetivo de alertar a comunidade universitária, bem como a sociedade, do momento grave que o país atravessa, considerando a saúde pública e o esgotamento do sistema de público e privado. A iniciativa tem o objetivo de reduzir o alto índice de contaminação de pessoas pelo Coronavírus, e consequentemente, diminuir a fila de espera de pacientes no Hospital Universitário (HU) da UEL, unidade de referência para o tratamento da doença na região.

“É uma posição técnica de toda a comunidade da UEL neste momento de colapso de todo o atendimento de saúde do país e no espaço da Universidade que é o HU”, definiu o reitor. A campanha institucional pretende evidenciar via mídias sociais e demais meios de comunicação a importância de manter o isolamento social e os cuidados básicos de higiene para evitar o contágio e tentar bloquear o alto índice de infecção registrado em todos os estados brasileiros, nesta segunda onda do Coronavírus.

Nesta sexta-feira, a direção do HU da UEL voltou a relatar procedimentos para tentar conter a superlotação dos leitos de enfermaria e UTI, além do Pronto Socorro (PS). De acordo com o boletim divulgado pela diretora superintendente, Vivian Feijó, a ocupação do PS chegou a 200%. Em virtude da superlotação, a unidade foi fechada para novos internamentos na última quarta-feira. Outra informação preocupante, divulgada pela Superintendente, é o número de pacientes aguardando internação, que chega a mais de 60.

Segundo o que o reitor da UEL narrou aos conselheiros, neste momento de profunda crise e de esgotamento da infraestrutura de atendimento em todos os níveis, é necessário uma divulgação maciça de informação para provocar a mudança de atitude. Além de evitar aglomerações e reforçar os cuidados básicos de higiene, a sociedade precisa ter clareza que estamos em plena segunda onda da pandemia, sem a definição de que já chegamos no pico da infestação. “Estamos no limite. Toda a sociedade precisa se engajar. Toda e qualquer vida importa”, afirmou o reitor.

Providências – o reitor relatou ao Conselho Universitário que a UEL pretende dar todo o suporte para reforçar o atendimento emergencial no HU. A Universidade, por meio da Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf) e da Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh) vai realizar um estudo de compensação de horas de atividades e de gestão de horas extras para que os servidores de saúde possam ter a melhor atuação possível neste momento de crise.

Outra medida que será tomada na próxima semana é uma revisão sobre atividades de servidores do Campus que possam, de alguma forma, reforçar o atendimento de emergência. O reitor esclareceu que esta medida emergencial representa um apoio ao trabalho desenvolvido na área de atendimento ao paciente. “Estamos estudando a jornada de servidores que poderão dar suporte em questões básicas no HU. Sabemos que o atendimento da saúde já está no limite”, definiu ele.

Campanha – nos próximos dias a UEL, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (COM) vai divulgar uma série de postagens e vídeos nas redes sociais mantidas pela instituição, além da Rádio e TV UEL e no portal www.uel.br. A proposta é disseminar em detalhes os problemas que envolvem todo o sistema de saúde do país, incluindo o HU da UEL.

Segundo o Coordenador de Comunicação Social, professor Sérgio Gerelus, a iniciativa intitulada “Sou HU, Sou UEL, Sou Pela Vida”, vai detalhar a necessidade de redobrar cuidados com a saúde individual de cada cidadão por conta da acentuação da crise sanitária. “Teremos publicações, postagens e vídeos e a entrada em eventos, aulas e espaços remotos para levar a mensagem aos estudantes, professores e agentes universitários que precisamos nos mobilizar e convencer as pessoas sobre os cuidados necessários neste momento”, definiu.

Ainda de acordo com o Coordenador, a campanha incentivará a mobilização da comunidade interna para a defesa da vida com o uso frequente de máscara, higiene e a proteção de todos. “São ações simples como a não aglomeração de pessoas neste momento tão delicado”, finalizou.


Arte divulgação da Campanha “Sou HU, Sou UEL, Sou Pela Vida”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil