Compaz prepara a 7ª Conferência Municipal de Cultura de Paz

 Blog Londrina


As inscrições estão abertas para candidatos a conselheiros deste órgão; em 28 de abril, haverá pré-conferência e a 7ª Conferência será em 18 de maio



O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) de Londrina irá realizar dois encontros virtuais com o objetivo de definir o planejamento de ações do órgão para os próximos anos, bem como eleger os representantes da sociedade civil que irão compor a nova gestão. No dia 28 de abril, será realizada uma pré-conferência on-line, como etapa preparatória para a 7ª Conferência Municipal de Cultura de Paz, marcada para 18 de maio, também em formato remoto.

As inscrições estão abertas para os interessados em participar da pré-conferência como observadores ou delegados, que poderão pleitear uma vaga como conselheiro do Compaz. Os inscritos na categoria de delegado deverão, obrigatoriamente, estar presentes neste encontro para, caso sejam habilitados, poderem concorrer na eleição final, que será feita durante a 7ª Conferência Municipal. As candidaturas serão avaliadas pela comissão organizadora do evento, que verificará se todos os documentos estão corretos e em conformidade com o edital.

Todas as informações, programação, edital, regimento, além do passo a passo das inscrições, estão concentradas na página londrinapazeando.org.br/conferencia. Os participantes inscritos deverão responder a um questionário digital que estará na plataforma de inscrição, que reúne todos os documentos relacionados à 7ª Conferência para leitura anterior à pré-conferência. E os links de transmissão dos eventos serão gerados no dia de cada encontro, pelo endereço londrinapazeando.org.br/link.

O tema das atividades da 7ª Conferência Municipal será “Em 2040, a Londrina que queremos é Londrina Cidade da Paz – Como estou contribuindo para isto?”. Serão cinco eixos norteadores: Desenvolvimento Sustentável; Mídia de Paz; Justiça Restaurativa; Selo e Desarmamento; e Diálogo Interconvicções.

O secretário do Compaz e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, frisou que os eventos têm como foco traçar um panorama sobre a educação e ações de construção da cultura de paz em Londrina. “A Conferência Municipal é uma oportunidade para tratar das diretrizes gerais da política pública, voltada a essa finalidade, para os próximos anos. Além disso, é possível avaliar as ações do Compaz e eleger os representantes da sociedade civil para a gestão seguinte. O Compaz, com 13 anos de existência, é o único conselho municipal dessa natureza, entre todas as cidades brasileiras, a chegar à sétima diretoria seguida”, salientou.

Galhardi também pediu a todos os participantes inscritos que tomem conhecimento do edital e do regimento antes da realização da pré-conferência. “É importante que todos estejam informados e preparados para contribuir com as atividades , aprovações e avaliações a serem feitas, o que vale igualmente para quem deseja ser candidato a membro da gestão. Algumas mudanças feitas em 2020, via legislação, incluem a ampliação da duração do mandato, de dois para quatro anos, e a desvinculação do Compaz com a Secretaria Municipal de Defesa Social, passando a estar vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Também recomendamos que todos participem apenas pela transmissão on-line, conforme as medidas de segurança contra o coronavírus”, completou.

Pré-conferência – Além de habilitar os delegados que irão concorrer a uma vaga no Compaz, a pré-conferência abrange a aprovação do regimento deste órgão, a avaliação de ações realizadas nos últimos quatro anos, de 2018 a 2021, e a apresentação do planejamento estratégico para o período de 2021-2025.

Também haverá atividade para tratar sobre a atuação deste Conselho alinhadas ao MasterPlan, plano estratégico que direcionará o desenvolvimento de Londrina pelos próximos 20 anos (2021-2040).

O encontro irá ocorrer no dia 28 de abril, das 8h30 às 10h30, e será transmitido on-line a partir do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, na Rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco. A organização do evento recomenda a todos os participantes que assistam e participem por meio da transmissão virtual, sendo a área presencial destinada apenas a alguns representantes do Compaz.

7ª Conferência Municipal – O evento on-line contará com a apresentação dos principais resultados das ações desenvolvidas pelo Compaz em Londrina nos últimos anos. Após as etapas de abertura, será feita a eleição oficial que definirá a escolha dos membros da sociedade civil que integrarão a gestão do órgão para os próximos quatro anos. A realização será no dia 18 de maio, no mesmo local e horário da pré-conferência.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do Compaz e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi (celular com o N.Com, no 3372-4188)

Comentários