Projeto do CCA capacita estudantes da Agronomia e aproxima curso da sociedade

 Agência UEL


Três eventos organizados pelo projeto AGRO.UEL, ligado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), têm reunido grande quantidade de participantes e aproximado o curso de Agronomia da sociedade. Somando a última edição de cada evento, mais de 800 pessoas participaram das atividades, tanto em formato presencial quanto remoto. Um dos eventos, o +AGRO na UEL, está com inscrições abertas para terceira edição, que será realizada dia 29 de abril. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

No ano passado, a impossibilidade de realizar o 9º Simpósio de Atualização em Ciências Agronômica (SACA), devido à pandemia da Covid-19 e à suspensão dos eventos presenciais, mobilizou professores e estudantes do curso de Agronomia da UEL. Os envolvidos criaram novas formas de capacitação e atualização dos alunos. A equipe, que até então organizava apenas o SACA, aproveitou a Resolução CEPE/CA 047/2020 de isenção de pagamento de inscrições de eventos online, para criar o Ciclo de palestras e o + Agro na UEL. Foi a junção dessas ações que possibilitou o desenvolvimento do projeto e da marca AGRO.UEL.

Pesquisa, Ensino e Extensão

Como explica o coordenador do projeto, Claudemir Zucareli, professor do Departamento de Agronomia e atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia, o AGRO.UEL engloba ações de pesquisa, ensino e extensão do curso de graduação e pós-graduação. “É um conjunto de ações com objetivo de aproximar a sociedade e dar mais visibilidade ao trabalho realizado na Agronomia da UEL, além de possibilitar a capacitação e formação complementar aos estudantes, na organização e participação do evento, com conteúdos atualizados que não são aprofundados na sala de aula”, explica o professor.

Mais de 30 estudantes da graduação e pós-graduação em Agronomia fazem parte da organização dos eventos, que possui também a colaboração da professora Maria Isabel Balbi Peña, do Departamento de Agronomia. Claudemir Zucareli relata o crescente alcance e repercussão do projeto, destaca o empenho dos estudantes na comissão organizadora e elogia sua dedicação. “São muito organizados e comprometidos com a realização e qualidade dos eventos”, diz.

Para a estudante Bruna Evelise Bosso Caetano, coordenadora de marketing do projeto, a participação no processo têm sido gratificante e trazido crescimento profissional. “O AGRO.UEL é gerido por pessoas que realmente são comprometidas com o projeto. Como responsável por coordenar todo o marketing do AGRO.UEL e os eventos que ele engloba, eu me sinto privilegiada, pois atuo em uma área que é muito importante nos dias atuais, porém que o curso de Agronomia em si não aborda”, afirma.

O próximo passo, segundo o professor Claudemir, é registar o AGRO.UEL como projeto de extensão na Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Sociedade (PROEX). Ele afirma que será um projeto “guarda-chuva” em que mais ações poderão ser realizadas, como por exemplo, cursos e capacitações para estudantes e profissionais da área.


Divulgação

Eventos

O +Agro na UEL, que está com inscrições abertas para sua 3ª edição, tem por objetivo reunir palestrantes externos, para falar das especialidades em que atuam no setor. Esta edição tem como tema “Potencial produtivo e adversidades climáticas na produção de soja na região sul do Brasil”.

No dia 29 de abril, a partir das 19h30, o evento traz os palestrantes convidados Alencar Junior Zanon, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que abordará a “Ecofisiologia e lacunas de produtividade na cultura da soja”, e o agricultor Laercio Dalla Vecchia, que falará sobre o “Manejo para altas produtividades em condições adversas – experiência de um agricultor campeão”. A transmissão será ao vivo no canal AGRO.UEL.

Já o Ciclo de Palestras visa apresentar valores pessoais e técnicos de professores e pesquisadores do curso de Agronomia da UEL. Iniciado em junho de 2020, o evento reúne em média, em cada edição, 240 participantes. A quarta edição, realizada em março, teve somente palestras de professoras do Departamento. A intenção foi valorizar a atuação das mulheres no agronegócio devido ao Dia Internacional da Mulher.

SACA

Único dos eventos em formato presencial, o Simpósio de Atualização em Ciências Agronômica (SACA) recebeu quase 500 inscritos na 8ª edição, realizada em 2019.  O evento técnico-científico tem como objetivos apresentar novas tecnologias da área agrícola, levar aos alunos temas poucos discutidos em sala de aula, além de atualizar os profissionais formados e atuantes em empresas do setor sobre as principais linhas de pesquisa e extensão na área agronômica.

Para isso, a programação do SACA reúne a cada ano palestrantes renomados. No último evento, por exemplo, a palestra de abertura foi ministrada pela jornalista Ana Dalla Pria. A profissional possui mais de 30 anos de experiência no setor do agronegócio e atuou como repórter no Globo Rural. O professor Claudemir Zucareli adianta que a próxima edição do evento já está marcada para maio de 2022.

Todas as informações sobre os três eventos da UEL estão reunidos no perfil AGRO.UEL.

Comentários