Curso de extensão aborda controle de insetos transmissores de doenças

 Agência UEL


Participantes de 17 estados brasileiros estão reunidos, desde a manhã de hoje (3), para um curso sobre Entomologia Médica. Mais especificamente, trata-se de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV), pela primeira vez ofertada também como curso de extensão, aberto a egressos em Ciências Biológicas e áreas afins. É a disciplina Entomologia de vetores sinantrópicos em áreas urbanas e fragmentos florestais. Tais vetores, no caso, referem-se a insetos que se adaptaram para viver próximos aos seres humanos, a despeito de sua vontade, como as abelhas, baratas, formigas e mosquitos. Vários deles, já se sabe, são vetores de doenças como a dengue e a febre amarela.

 A disciplina prossegue até dia 14 de maio, de manhã e à tarde (40 horas), abordando as diversas dimensões dos estudos de Entomologia: ecologia, epidemiologia, prevenção e controle de doenças, monitoramento do vetor, avanço nas pesquisas, biodiversidade, saúde pública, conservação ambiental, entre outras.

A programação prevê a participação de 15 palestrantes do Paraná, Amazonas, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro, com destaque ainda para a presença do professor Roberto Pereira, que atua na Universidade da Flórida (EUA), e que falará nesta segunda, às 14h30, sobre uma armadilha para insetos, testada na Europa. A programação completa pode ser conferida AQUI.

Como é uma disciplina, nos dias 12 a 14 haverá Seminários de Avaliação, com mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação.

O curso não requer inscrição prévia e pode ser visto pelo Canal do You Tube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês