Projeto de Extensão promove a odontologia preventiva com uso das mídias sociais
Projeto de Extensão desenvolvido no Departamento de Microbiologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), resgata os fundamentos da Odontologia Preventiva utilizando mídias sociais e a divulgação massiva por meio de uma coluna semanal veiculada na Rádio UEL FM (107,9 MHZ) – Escova & Ação. Periodicamente, ouvintes e internautas têm acesso a conhecimentos sobre higiene, saúde e doenças bucais, considerando os princípios da microbiologia, imunologia, histologia e fisiologia que podem influenciar ou agravar patologias.
A proposta surgiu em 2017, uma iniciativa do professor Ricardo Almeida, do Departamento de Microbiologia da UEL. O professor tem graduação em Odontologia, Mestrado em Patologia Experimental, Doutorado em Microbiologia e pós-Doutorado em Genética Molecular. Atualmente ele coordena o Laboratório de Micologia Médica e Microbiologia Bucal da UEL e ministra aulas para o curso de Odontologia e de Biomedicina.
Projeto
O projeto teve o objetivo de conciliar as atividades, unindo pesquisa e ensino e difundindo informação de qualidade. Nesses quatro anos de atividades, o professor já conseguiu quase 500 mil visualizações. Ele explica que com o crescimento de ferramentas como Instagram, Facebook e Youtube, sentiu necessidade de utilizar essas mídias para atingir um contingente maior de pessoas.
Ele mantém dois canais no Youtube o Escova & Ação, com 5,7 mil inscritos, oferecendo informações atualizadas sobre higiene e saúde bucal, direcionado ao público leigo, com linguagem adequada e ilustrações. O outro canal, Odontologia com o professor Ricardo Almeida, tem a proposta de levar atualização para dentistas sobre temas relacionados à saúde. A programação proporciona resenhas de artigos científicos e vídeos aulas sobre pesquisas.
Para gerar maior tráfego, o professor alimenta um Blog com reportagens, um perfil no Instagram e uma fã page no Facebook. Todo o conteúdo ainda é repassado por meio da Coluna Escova e Ação, na Rádio UEL FM (107,9 MHZ) veiculada às terças-feiras, às 8h30; quintas-feiras (21 horas) e aos sábados, às 17 horas.
O professor descreve a iniciativa como uma forma de disseminar uma informação importante, relacionada à saúde e higiene. “Eu vejo que muitos problemas seriam resolvidos apenas com informação. O projeto é o meu sonho de melhorar a saúde bucal do brasileiro por meio da informação e entretenimento, ajudando o maior número de pessoas possível”, define ele.
Mais recentemente, em junho passado, Ricardo criou o personagem Preguicildo, um boneco falante que não gosta de escovar os dentes. O personagem é manuseado pelo próprio professor. Alterando a voz, os dois travam um diálogo sobre higiene bucal, sanando dúvidas e levantando questões importantes. Segundo Ricardo, a ideia de manusear um fantoche teve o objetivo de aumentar a interação com o público ouvinte e da Internet. Ele explica que a vantagem é poder abordar assuntos que geralmente as pessoas não costumam falar, relacionados aos hábitos de higiene. “É delicado para as pessoas admitir, daí a ideia do personagem. As pessoas passam a se identificar”, define ele.
Trajetória
Nascido em uma família de dentistas, Ricardo cresceu praticamente dentro de um consultório odontológico. O pai era protesista e costumava orientar pacientes com ajuda de um projetor de slides. A mãe atuava na área da odontopediatria e o consultório era todo decorado com bichos e móveis interativos. Ele se recorda que a mãe utilizava inclusive uma vitrola com discos infantis para entreter os pequenos pacientes.
“Na faculdade eu fui entender. Meu pai ensinava para os pacientes o que era para ser feito, dentro da ética profissional, o conceito de autonomia, onde o paciente tem direito de escolher o tratamento”, afirma. Ainda de acordo com o professor, a prevenção odontológica era muito disseminada nos anos 1980. Hoje, a ênfase maior nos consultórios e clínicas são os tratamentos, a chamada odontologia curativa. Daí a necessidade de resgatar a prevenção na saúde bucal. “Existe um vácuo de informação entre o dentista e paciente”, considera.
Com relação ao uso das mídias sociais, o professor admite que utilizava esses meios para informações relacionadas à economia, leitura de jornais e estudo. Participando de uma palestra com o Coach Paulo Vieira, ele ouviu que o universo on line é muitas vezes maior que o real. Foi uma provocação para entrar de cabeça e explorar as muitas possibilidades da comunicação virtual. O projeto também atende o anseio de ampliar um debate com dentistas, difundindo pesquisas, estudos, novas tecnologias e produtos.
Acesse as demais mídias sociais do projeto: Escova & Ação (Instagram), Odontologia – Professor Ricardo Almeida.
Comentários
Postar um comentário