Equipe participa da Operação Rondon Paraná, em Guaratuba, de 10 a 22 de outubro

 Agência UEL


Um total de 10 estudantes e dois professores participam de 10 e 22 de outubro de atividades extensionistas que deverão ser desenvolvidas por meio da Operação Rondon Paraná, beneficiando comunidades de Guaratuba, no litoral do Paraná. A equipe da UEL será responsável por oficinas que serão direcionadas para as populações vulneráveis sobre temas relacionadas à produção de alimentos, artesanato, varejo, comunicação, marketing e meio ambiente.

Segundo o diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), professor Paulo Liboni, a atividade desenvolvida dentro da Operação Rondon Paraná pode ser considerada uma ação extensionista por natureza, uma vez que prima pela transformação social por meio do conhecimento gerado pela Universidade.

“Para o estudante, é uma oportunidade ímpar. Ele consegue colocar em prática os conhecimentos acadêmicos do seu curso de graduação, além, claro, da dimensão humana e social dessa atuação”, define o diretor. O trabalho não é remunerado, mas todos os participantes têm direito à alimentação e hospedagem em alojamentos, com despesas custeadas pelo Fundo Paraná, da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti).

Parte da equipe de extensionistas se reuniu nesta quarta (4) para alinhar a atividade que será realizada em forma de oficinas beneficiando a comunidade de Guaratuba (Divulgação).


A delegação da UEL embarca nesta terça-feira (10) para Curitiba, onde deverá se juntar aos demais estudantes das universidades estaduais paranaenses. No fim da tarde, está prevista uma reunião com os coordenadores da Operação. Na quarta (11), pela manhã, haverá uma cerimônia de abertura, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Curitiba. A equipe da UEL deve chegar a Guaratuba no início da tarde. De acordo com o cronograma, no dia 21 está prevista a e Cerimônia de encerramento. O grupo retorna a Londrina no dia 22.

O coordenador geral da Operação, professor Carlos Miqueloto, do Departamento de Biologia Geral, explica que a última vez que a Universidade participou das ações extensionistas foi pelo Projeto Rondon, iniciativa do Governo Federal, em 2015. Neste ano, pela Operação Rondon Paraná, as atividades serão realizadas nas cidades do litoral e Região Metropolitana de Curitiba – Guaratuba, Pontal do Sul, Antonina, Paranaguá, Cerro Azul, Morretes e Rio Branco do Sul -, envolvendo todas as universidades estaduais e cerca de 180 professores e estudantes.

Segundo o professor, para o aluno é uma oportunidade para conciliar aprendizado e compreensão da realidade social. Em Guaratuba, a equipe da UEL deverá atuar em comunidades rurais, atendendo também grupos da 3ª idade e artesãos que atuam em uma feira local. Estudante do curso de Letras Inglês, Maria Vitória Santos afirma que a expectativa é ter uma experiência concreta, a partir do contato pessoal com a população. Ela explica que por causa da pandemia fez estágio de forma remota e que a experiência em atuar próximo à população representa uma oportunidade importante.

Para a estudante do curso de Biologia Gabriele Rossato Pena, a participação na Operação é uma forma de “sair da bolha” e absorver conhecimento sobre a realidade da população ribeirinha do litoral paranaense. Para ela, a experiência serve ainda como um aprendizado importante, a partir do conhecimento da realidade social.

Histórico

Semelhante ao Projeto Rondon, do Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem como objetivo complementar a formação profissional dos universitários, com foco em temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade. A intenção é atuar em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, com ações extensionistas para melhorar a qualidade de vida da população das regiões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil