Aposentado lança livro com dicas para público da terceira idade

Agência UEL

“De bem com a vida – reflexões e ideias para a terceira idade” é o nome do livro organizado pelo aposentado Luiz Carlos Sampaio, abordando temas como alimentação saudável, prevenção de doenças e qualidade de vida.

A obra conta com prefácio de Flávio Arns, vice-governador e secretário de Estado da Educação do Paraná, e reúne19 artigos assinados por profissionais de várias áreas, sobre saúde, sociedade, filosofia e qualidade de vida.

Trata-se de uma produção independente, direcionada ao público da terceira idade com o objetivo de propor uma reflexão sobre a aposentadoria e os novos desafios dessa fase da vida. O livro será lançado no dia 31, às 17 horas, na Sala de Eventos do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), no Campus Universitário.



A leitura proporciona a discussão de valores humanos incontestáveis, como meio ambiente, ética e a importância de cultivar o prazer no cotidiano. É dessa forma que os autores abordam assuntos e temas como música, dança e o hábito da leitura na terceira idade.

A tiragem inicial é de 1 mil exemplares, mas o organizador da obra pretende imprimir mais exemplares porque tem intenção de fazer com que o livro chegue a outros lugares como Curitiba e Brasília, via Associação dos Aposentados de Londrina. Um dos capítulos é direcionado inclusive a serviços fundamentais, detalhando os direitos e as etapas do processo de aposentadoria.

Entre os profissionais conhecidos que colaboram como autores estão o cardiologista Luiz Carlos Miguita, que foi secretário municipal do idoso de Londrina; o urologista José Renato Fabretti e o ex-docente do curso de Medicina da UEL, Henrique Alves Pereira Junior. A obra foi toda realizada a partir da colaboração de vários profissionais e entidades. A impressão, por exemplo, coube a UEL, por meio da Divisão de Serviços Gráficos da Coordenadoria de Comunicação Social.

Sobre o autor:

Luiz Carlos Sampaio é produtor rural, corretor de imóveis aposentado e membro da diretoria da Asapel (Associação dos Aposentados de Londrina).Desde 2003 é voluntário na UEL, onde participa de projetos de extensão, palestras e eventos de áreas diversas. Nascido em Franca (SP), em agosto de 1928, veio com a família para Londrina em 1945. Em sua trajetória profissional e de vida, ele destaca o projeto pioneiro desenvolvido em Paranacity (Noroeste do Estado). No local funciona a sede da cooperativa agrícola Vitória, projeto modelo de agroindústria e pecuária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil