Conheça a equipe da UEL que vai trabalhar no Projeto Rondon, em Vila Nova dos Martírios – Maranhão

Uma equipe de oito alunos e dois professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) viaja nesta sexta-feira (24/01) para iniciar as atividades no Projeto Rondon, uma ação do Ministério da Defesa.

O grupo integra a “Operação Portal da Amazônia”, e vai desembarcar no município de Vila Nova dos Martírios - Maranhão, onde realizará trabalhos que atendam as prioridades e necessidades da região, por meio de oficinas, palestras e assistências.

Conheça os integrantes da equipe de rondonistas da UEL.



Camila Rios do Amaral, 24 anos. Música/4º ano

Camila vai promover oficinas sobre educação sexual e a cultura associada ao gênero, além de colaborar em outras oficinas e atividades conjuntas.








Letícia Cardoso da Silva, 24 anos. Farmácia/5º ano

A aluna de Farmácia realizará oficinas voltadas às áreas de saúde, com palestras de prevenção de hipertensão, diabetes, doenças endêmicas e de combate às drogas.






Luciana Finco Mendonça, 28 anos. Artes Visuais/4º ano

Ela estará levando diversas oficinas das áreas de Cultura e Educação, como atividades de pintura com tintas naturais, confecção de fantoches, contação de histórias e oficina de escultura em argila.








Natália de Albuquerque, 21 anos. Odontologia/5º ano

A jovem também estará responsável pela área da saúde, além de trabalhar em parceria com Letícia, nas mesmas oficinas, Natália vai realizar a oficina de saúde bucal.








Oriane de Souza P. Martins Dos Santos, 33 anos. Esporte/4º ano

A aluna de Esporte vai proporcionar momentos de descontração e interação social com oficinas de jogos e recreação voltadas ao público em geral.








Solange Guelere Favoreto, 48 anos. Serviço Social/ 4º ano

Solange estará responsável pelas oficinas de sexualidade e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), bem como estará auxiliando as outras atividades em conjunto.







Yuna Helena Martins de Vilhena, 23 anos. Direito/5º ano

Yuna proporcionará oficinas sobre direitos humanos e justiça, com palestras sobre legislação trabalhista e estatuária, dentre outros assuntos correlacionados ao direito.







João Bruno Hildebrando, 22 anos. História/4º ano

O aluno desenvolverá atividades na área de educação e cultura e também colaborará na revitalização de área pública.





Cláudio Luiz Garcia, professor de Artes Visuais

Cláudio é professor do Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA) da UEL e vai realizar uma oficina de xilogravura, além de ajudar na coordenação da equipe e em outras oficinas.




Denílson de Castro Teixeira, 46 anos, professor de Educação Física

O professor do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) é o responsável por coordenar toda a equipe (documentação, alimentação, estadia e saúde), auxiliar os alunos durante as atividades e pelo cumprimento da proposta selecionada pelo Ministério da Defesa. Ele esteve em Vila Nova dos Martírios, para conhecer melhor o local e levantar dados a fim de ter melhor aproveitamento na Operação.


A equipe de rondonistas foi selecionada após uma avaliação das necessidades do local de atuação. Com a equipe formada e os dados colhidos sobre o município, foram realizadas reuniões sobre as oficinas que poderiam ser ministradas no local e quais teriam melhor efeito sobre a população.

A equipe estará desenvolvendo trabalhos usando tecnologias e procedimentos compatíveis para as atividades do grupo, tendo enquanto variáveis pessoais: motivação, compromisso, ética e liderança dos envolvidos.

É objetivo do Rondon contribuir, por meio de ações levadas ao município para o qual a Instituição de Ensino Superior (IES) foi selecionada, para o desenvolvimento local sustentável nas temáticas de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça e Cultura.

A equipe da UEL estará em atividades no município até o dia 10/02.

Operação ACiSo e ASSHOP

Além dos oito alunos, também foi selecionada a aluna de Enfermagem Lívia Sanches, que, com mais 29 universitários de outras IES, participará de atividades paralelas junto à Marinha do Brasil. Ela já está em ação e viajou no último dia 18/01 em missões de “Ação Civil-Social” (ACiSo) e “Assistência Hospitalar” (ASSHOP), que visa atender comunidades ribeirinhas, nos Estados do Pará e Amazonas.


Lívia Sanches Silva, 21 anos. Enfermagem/4º ano

A aluna está responsável por organizar oficinas sobre prevenção de gravidez, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, de atividades físicas e saúde para jovens e adultos e oficinas para recreação infantil. Ela também participa de ações coletivas para auxiliar os profissionais da Marinha.

Comentários

  1. Parabéns pela equipe maravilhosa que está seguindo para o Maranhão. Bom trabalho e que as experiências vividas pelos estudantes possa contribuir com sua formação profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Sucesso a toda equipe; que as boas sementes que cada um lançar encontre bom terreno, cresçam e possam dar excelentes frutos, e outros colherão!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra aborda qualidade de atendimento a paciente de Alzheimer em casa

Prorrogação de prazo para inscrições do Por Extenso

10º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil