Conheça a equipe da UEL que vai trabalhar no Projeto Rondon, em Vila Nova dos Martírios – Maranhão

Uma equipe de oito alunos e dois professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) viaja nesta sexta-feira (24/01) para iniciar as atividades no Projeto Rondon, uma ação do Ministério da Defesa.

O grupo integra a “Operação Portal da Amazônia”, e vai desembarcar no município de Vila Nova dos Martírios - Maranhão, onde realizará trabalhos que atendam as prioridades e necessidades da região, por meio de oficinas, palestras e assistências.

Conheça os integrantes da equipe de rondonistas da UEL.



Camila Rios do Amaral, 24 anos. Música/4º ano

Camila vai promover oficinas sobre educação sexual e a cultura associada ao gênero, além de colaborar em outras oficinas e atividades conjuntas.








Letícia Cardoso da Silva, 24 anos. Farmácia/5º ano

A aluna de Farmácia realizará oficinas voltadas às áreas de saúde, com palestras de prevenção de hipertensão, diabetes, doenças endêmicas e de combate às drogas.






Luciana Finco Mendonça, 28 anos. Artes Visuais/4º ano

Ela estará levando diversas oficinas das áreas de Cultura e Educação, como atividades de pintura com tintas naturais, confecção de fantoches, contação de histórias e oficina de escultura em argila.








Natália de Albuquerque, 21 anos. Odontologia/5º ano

A jovem também estará responsável pela área da saúde, além de trabalhar em parceria com Letícia, nas mesmas oficinas, Natália vai realizar a oficina de saúde bucal.








Oriane de Souza P. Martins Dos Santos, 33 anos. Esporte/4º ano

A aluna de Esporte vai proporcionar momentos de descontração e interação social com oficinas de jogos e recreação voltadas ao público em geral.








Solange Guelere Favoreto, 48 anos. Serviço Social/ 4º ano

Solange estará responsável pelas oficinas de sexualidade e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), bem como estará auxiliando as outras atividades em conjunto.







Yuna Helena Martins de Vilhena, 23 anos. Direito/5º ano

Yuna proporcionará oficinas sobre direitos humanos e justiça, com palestras sobre legislação trabalhista e estatuária, dentre outros assuntos correlacionados ao direito.







João Bruno Hildebrando, 22 anos. História/4º ano

O aluno desenvolverá atividades na área de educação e cultura e também colaborará na revitalização de área pública.





Cláudio Luiz Garcia, professor de Artes Visuais

Cláudio é professor do Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA) da UEL e vai realizar uma oficina de xilogravura, além de ajudar na coordenação da equipe e em outras oficinas.




Denílson de Castro Teixeira, 46 anos, professor de Educação Física

O professor do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) é o responsável por coordenar toda a equipe (documentação, alimentação, estadia e saúde), auxiliar os alunos durante as atividades e pelo cumprimento da proposta selecionada pelo Ministério da Defesa. Ele esteve em Vila Nova dos Martírios, para conhecer melhor o local e levantar dados a fim de ter melhor aproveitamento na Operação.


A equipe de rondonistas foi selecionada após uma avaliação das necessidades do local de atuação. Com a equipe formada e os dados colhidos sobre o município, foram realizadas reuniões sobre as oficinas que poderiam ser ministradas no local e quais teriam melhor efeito sobre a população.

A equipe estará desenvolvendo trabalhos usando tecnologias e procedimentos compatíveis para as atividades do grupo, tendo enquanto variáveis pessoais: motivação, compromisso, ética e liderança dos envolvidos.

É objetivo do Rondon contribuir, por meio de ações levadas ao município para o qual a Instituição de Ensino Superior (IES) foi selecionada, para o desenvolvimento local sustentável nas temáticas de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça e Cultura.

A equipe da UEL estará em atividades no município até o dia 10/02.

Operação ACiSo e ASSHOP

Além dos oito alunos, também foi selecionada a aluna de Enfermagem Lívia Sanches, que, com mais 29 universitários de outras IES, participará de atividades paralelas junto à Marinha do Brasil. Ela já está em ação e viajou no último dia 18/01 em missões de “Ação Civil-Social” (ACiSo) e “Assistência Hospitalar” (ASSHOP), que visa atender comunidades ribeirinhas, nos Estados do Pará e Amazonas.


Lívia Sanches Silva, 21 anos. Enfermagem/4º ano

A aluna está responsável por organizar oficinas sobre prevenção de gravidez, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, de atividades físicas e saúde para jovens e adultos e oficinas para recreação infantil. Ela também participa de ações coletivas para auxiliar os profissionais da Marinha.

Comentários

  1. Parabéns pela equipe maravilhosa que está seguindo para o Maranhão. Bom trabalho e que as experiências vividas pelos estudantes possa contribuir com sua formação profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Sucesso a toda equipe; que as boas sementes que cada um lançar encontre bom terreno, cresçam e possam dar excelentes frutos, e outros colherão!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira edição da Feirinha da Cidadania 2024

Projeto arrecada itens de higiene para mulheres encarceradas em Santo Antônio da Platina

Cursos gratuitos de Espanhol e Francês